Pular para o conteúdo principal

Feature

O que é um feature no jornalismo?
Matéria com texto especial, fora do padrão do jornal, sobre assunto agradável ou inusitado.

Reportagens construídas a partir de um fato, para abordar situações mais abrangentes. Geralmente são matérias especiais, que requerem mais tempo para serem apuradas e integram as edições de fim de semana, quando os veículos dispõem de mais espaço editorial.

Comentários

Postar um comentário

Jargões mais vistos no dicionário de jornalismo:

Linha fina

Isto é uma linha fina Como no exemplo destacado em itálico acima, a linha fina é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar as principais informações da matéria. Este recurso é também usado para instigar a curiosidade do leitor sobre o assunto do texto. Funciona como um subtítulo e geralmente não leva ponto final. Ver:  sutiã .

Retranca

Palavra ou pequena frase usada sobre o título para apresentar o tema da matéria

Gancho

O que é gancho jornalístico? Trata-se de um modo de contextualizar a matéria. O gancho pode ligar o assunto da pauta à realidade do leitor. Por exemplo, a Rede Globo costuma aproveitar os assuntos tratados em uma novela como um gancho para a produção de matérias nos telejornais. Ou um jornalista aproveita uma situação pontual em um bairro como gancho para tratar o assunto de uma maneira mais ampla.

Sutiã

O que é sutiã no jornalismo? No jornalismo, o termo sutiã refere-se a uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria. Atualmente, usa-se o termo linha fina.

Calhau

Pequeno anúncio do próprio jornal usado para cobrir espaço não utilizado na página. Botar calhau significa acelerar o processo de fechamento colocando um anúncio em lugar do espaço inicialmente previsto para a matéria